JANEIRO/JUNHO 2015

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas - periódico científico do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF – é fruto de um processo de expansão da pesquisa nos últimos anos sendo na instituição de ensino, refletindo um compromisso tanto com a formação jurídica de seus estudantes, com a continuidade e intensificação da dinâmica de pesquisa científica no DF quanto com o dever de promover transformações virtuosas na realidade social.

A revista foi instituída no primeiro semestre de 2015 mediante o Vol.1/N.1, referente ao período janeiro/junho de 2015. Nesse número inaugural contou com importante Apresentação pela Magnifica Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF – Professora Doutora Beatriz Maria Eckert-Hoff:

“O lançamento da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas – periódico científico do Curso de Direito do UDF representa mais um passo nessa trajetória rumo ao incremento e à disseminação da pesquisa acadêmica de elevada qualidade que já vem sendo realizada na Instituição. Desponta ademais como passo decisivo rumo à franca e sólida internacionalização de sua atuação e inserção acadêmicas. O periódico afirma-se ainda, e já desde seu nascimento, como um espaço para divulgação e debate acerca do que há de mais relevante e atual no pensamento jurídico nacional e estrangeiro, o que reforça e consolida o compromisso social do UDF”.

A revista contou também com Nota dos Editores explicativa dos seus objetivos e seu conteúdo. Integram a Equipe Editorial, a propósito, os seguintes Professores Doutores do UDF: Editor Acadêmico: Dr. Mauricio Godinho Delgado (Professor Titular UDF) Co-Editor Acadêmico: Dr. Gustavo Filipe Barbosa Garcia (Professor Titular UDF) Editor Adjunto: Dr. Marcus Firmino Santiago (Professor Titular UDF) Editora Assistente: Drª Renata de Assis Calsing (Professora Titular UDF) Editor Assistente: Dr. Marcelo Borsio (Professor Titular UDF).

O periódico científico foi concebido de forma a contribuir para a disseminação da pesquisa e do conhecimento jurídico, permitindo o acesso de forma gratuita e por via digital a artigos científicos e outros estudos de elevada qualidade que privilegiem a análise de questões referentes a dois eixos temáticos: “Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo” e “Direito Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho”.

A revista foi inaugurada com um renomado Conselho Editorial, com estruturação internacional e brasileira, com a presença de 24 destacados juristas do campo social do Direito, vinculados a instituições universitárias de notável importância no mundo acadêmico – fatos que atestam a alta qualidade do periódico.

Compõem o Conselho Editorial oito professores de universidades da Europa, abrangendo países como Alemanha, Espanha, França e Itália; cinco professores de universidades Latino Americanas, abrangendo países como Argentina e Uruguai; por fim, onze professores de importantes universidades brasileiras.

Os artigos componentes do periódico científico e jurídico devem ser liderados por Professores Doutores do Brasil ou por Professores de renomadas Instituições Universitárias estrangeiras, referindo-se a texto inéditos no País.

Desde o seu início, a revista publica nove artigos por número semestral, de maneira a atingir 18 artigos científicos por volume anual. No presente Vol/N.1, quatro artigos tratam de temas de Direito do Trabalho, com significativa aproximação entre si.  Dois artigos tratam de temas de Direito Processual. Finalmente, três artigos abordam temas de Direito da Seguridade Social.

Registre-se que, entre os nove artigos publicados neste Vol. 1/N. 1, seis foram elaborados por autores de universidades estrangeiras.