JULHO/DEZEMBRO 2015

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas – periódico científico do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF – divulga seu segundo número, relativo ao segundo semestre do ano letivo de 2015 (julho-dezembro). Ao lado da edição inaugural da revista, publicada ainda no primeiro semestre letivo (janeiro-junho), o presente n. 2 completa o Volume I do periódico, correspondente ao ano de 2015.

A conclusão do Volume I da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, com seus dois números semestrais do ano em curso, confere continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Instituição de Ensino no sentido de expandir a pesquisa científica e funcionar como um espaço para debate e divulgação do pensamento jurídico de ponta.

Publicada em meio digital e com acesso livre, a Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas já se apresenta como um periódico de referência no meio jurídico, contemplando estudos de elevada profundidade e temáticas altamente inovadoras nas áreas do “Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo” e “Direitos Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho”.

Tal qual no primeiro número deste Volume I (janeiro-junho 2015), novamente há significativa presença de artigos de autores estrangeiros, que trazem reflexões notavelmente densas sobre os debates mais atuais realizados em países como Alemanha, França e Espanha, abrangendo, na verdade, temas de forte impacto em toda a Europa.

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas reafirma sua compreensão de que os direitos trabalhistas, previdenciários e de seguridade social constituem, no Brasil, um patamar civilizatório mínimo assegurado pela Constituição da República a todos os brasileiros, caracterizados pela qualidade de núcleo intangível de direitos individuais e sociais da pessoa humana na estrutura constitucional.

Os artigos integrantes do periódico científico e jurídico devem ser liderados por Professores Doutores do Brasil ou por Professores de renomadas Instituições Universitárias estrangeiras.

Os estudos que compõem este segundo número do primeiro volume da revista, abrangendo o semestre julho-dezembro de 2015, são textos até então inéditos no Brasil. Eles constituem reflexo significativo do tema central deste periódico científico, demonstrando a preocupação com o estado atual das relações sociais e trabalhistas e a necessidade de se aprofundarem os debates sobre seus problemas, insuficiências e potencialidades.

Destaque-se que, entre os nove artigos publicados, cinco são elaborados por autores de universidades estrangeiras.

Por fim, nova e excelente notícia: a partir do presente número 2 do Volume I desta Revista, dois notáveis Professores Catedráticos de importantes Universidades Europeias integram-se ao Conselho Editorial, que passa a contar com 26 membros: o Professor Doutor Antonio Ojeda Avilés, da Universidade de Sevilla, na Espanha, e a Professora Doutora Maria do Rosário Palma Ramalho, da Universidade de Lisboa, em Portugal.