REVISTA VOLUME 2 - NÚMERO 1 JANEIRO/JUNHO 2016

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas – periódico científico do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e de seu Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas -, divulga seu terceiro número, relativo ao primeiro semestre de 2016 (janeiro-junho), contando, igualmente, com nove artigos jurídicos e científicos.

Lançada no primeiro semestre letivo de 2015 (Vol. 1, N. 1), com periodicidade semestral, a Revista divulga neste instante o N. 1 de seu Vol. 2, ostentando, no conjunto, 27 artigos publicados (18 por ano), sendo cerca de 20 textos de autoria de importantes professores e pesquisadores de renomadas Universidades da Europa e de países da América Latina.

O presente número tem a peculiaridade de se tratar do primeiro lançado já com a plena estruturação e funcionamento do Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas. O novo Mestrado do UDF, a propósito, foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2015, tendo iniciado sua primeira turma de mestrandos exatamente neste primeiro semestre de 2016.

A instalação e o franco desenvolvimento do Mestrado em Direito, com a pujança notável já alcançada por sua revista acadêmica e jurídica, confirmam as palavras da Magnífica Reitora do Centro Universitário do Distrito Federal, Profa. Dra. Beatriz Maria Eckert-Hoff, inscritas no número inicial do periódico científico:

“O lançamento da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas – periódico científico do Curso de Direito do UDF representa mais um passo nessa trajetória rumo ao incremento e à disseminação da pesquisa acadêmica de elevada qualidade que já vem sendo realizada na Instituição. Desponta ademais como passo decisivo rumo à franca e sólida internacionalização de sua atuação e inserção acadêmicas. O periódico afirma-se ainda, e já desde seu nascimento, como um espaço para divulgação e debate acerca do que há de mais relevante e atual no pensamento jurídico nacional e estrangeiro, o que reforça e consolida o compromisso social do UDF”.

Publicada em meio digital e com acesso livre, a Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas apresenta-se como um periódico de referência no meio jurídico, contemplando estudos de elevada profundidade e temáticas altamente inovadoras nas áreas do “Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo” e “Direitos Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho”.

Tal qual nos números precedentes, também há nesta edição da revista significativa presença de publicações de autores estrangeiros, que trazem reflexões notavelmente densas sobre os debates mais atuais realizados na Europa sobre o campo jurídico trabalhista, de seguridade social e de Direito Constitucional, além de textos analíticos referenciados na realidade jurídica da América Latina.

Os artigos que compõem este primeiro número do segundo volume da Revista (Vol. 2, N. 1), abrangendo o semestre de janeiro a junho de 2016, constituem expressão clara e consistente da linha editorial desta Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, que evidencia a preocupação com o estado atual das relações sociais e trabalhistas e a necessidade de se prosseguir e aprofundar os debates sobre seus problemas, insuficiências e potencialidades.

Os estudos integrantes do periódico científico e jurídico, a propósito, inéditos no Brasil, devem ser liderados por Professores Doutores do País ou por Professores de renomadas Instituições Universitárias estrangeiras. Enfatize-se que, entre os nove artigos ora publicados, sete são elaborados por autores de universidades estrangeiras.

Por fim, nova e excelente notícia: a partir do presente número 1 do Volume 2 desta Revista, o Professor Doutor João Leal Amado, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, integra-se ao Conselho Editorial, que passa a contar com 27 membros.