NOTÍCIAS

REVISTA VOLUME 3 - NÚMERO 2

JULHO/DEZEMBRO 2017

Temos a satisfação de apresentar à comunidade científica e jurídica o Volume 3, Número 2, da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e de seu Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas. Referente ao segundo semestre de 2017 (julho/dezembro) e atingindo a sua sexta edição, o periódico científico preserva o seu elevado padrão de qualidade, publicando nove artigos jurídicos e científicos, de Professores Doutores brasileiros e de expressivas Instituições Universitárias estrangeiras.  

A cada nova publicação realizada por meio digital e com acesso livre, dentro do respectivo semestre - que é seguida pelo formato impresso posteriormente divulgado pela Editora LTr, de São Paulo -, a Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas consolida-se como periódico de referência no meio jurídico, aglutinando estudos e pesquisas de elevada profundidade, com temáticas bastante atuais. Assim, traz ao público perspectivas inovadoras e democráticas nas áreas do "Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo", a par de "Direitos Humanos Sociais, Meio Ambiente do Trabalho e Seguridade Social" - que constituem, a propósito, as linhas de pesquisa do Mestrado em Direito do UDF.  

Atua a Revista, dessa maneira, como espaço privilegiado para incremento e disseminação da pesquisa acadêmica de alta qualidade realizada no Centro Universitário do Distrito Federal - UDF - e em diversas Instituições Universitárias nacionais e estrangeiras, com as quais se mantém constante e profícua parceria.

Contribui, assim, para fortalecer a inserção nacional e internacional do UDF, estimulando o debate e a divulgação dos temas mais relevantes e atuais do pensamento jurídico, o que reforça a inserção e o compromisso sociais do UDF e de seu Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas.

A partir do presente N. 2 do Vol. 3, referente a julho/dezembro de 2017, a Equipe Editorial sofreu modificações, passando a contar com a seguinte composição: Editor Acadêmico: Dr. Mauricio Godinho Delgado (Professor Titular UDF); Editor Executivo: Dr. Cláudio Jannotti da Rocha (Professor Titular UDF); Coeditor Acadêmico: Dr. Gustavo Filipe Barbosa Garcia (Professor Titular UDF); Coeditora Acadêmica: Dra. Lorena Vasconcelos Porto (Professora Titular UDF); Coeditora Acadêmica: Dra. Renata de Assis Calsing (Professora Titular UDF); Coeditor Acadêmico: Dr. Marcelo Borsio (Professor Titular UDF); Coeditor Acadêmico: Dr. Marcus Firmino Santiago (Professor Titular UDF).

Além disso, o Conselho Editorial da revista passou a contar com mais dois importantes integrantes: o Professor Dr. Stein Kuhnle, da Universidade de Berger, da Noruega, e da Hertie School of Governance, da Alemanha, e o Professor Dr. Tiago Figueiredo Gonçalves, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Enfatize-se que o presente número traz consigo um grande e importante avanço e conquista da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, que corresponde à implementação do sistema double blind review (revisão dupla e cega), formado exclusivamente por Professores Doutores de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas das cinco regiões do Brasil, que avaliaram os artigos que foram anteriormente remetidos para a Revista, sendo que os aprovados encontram-se no bojo deste N. 2 do Vol. 3.  

Inquestionavelmente, a implementação do sistema double blind review ensejará à Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas alcançar voos e patamares ainda mais elevados, cumprindo, assim, todos os requisitos estabelecidos pela CAPES e pelo CNPq para que, em futuro breve, seja ainda mais bem avaliada, visto que até então já preenchia todos os demais requisitos estipulados.

O avanço da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas é reflexo da própria consolidação do Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF, que completa, neste segundo semestre de 2017, o seu segundo ano de exitoso funcionamento.

Nesse sentido, seus Professores constantemente participam de Congressos, Seminários, Simpósios, Colóquios, bem como lançam livros, artigos em obras coletivas ou em revistas acadêmicas. Com isso, criam e estabelecem laços acadêmicos com outros Professores e Instituições, fazendo com que tanto o Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF como a Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas se consolidem no País e no exterior, solidificando e expandindo o interesse de importantes pesquisadores acadêmicos em nela publicarem os seus artigos.

Destaca-se, ainda, que a ampla e verticalizada pesquisa acadêmica que vem sendo cumprida pelo Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF, em seus dois anos de existência, foi consagrada, no presente semestre de 2017, pela realização do I Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Direito da Seguridade Social.

Promovido pelo Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF, em Brasília, nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017, na sede do UDF, o Congresso contou com a participação de Professores da Noruega e da Espanha e de Universidades das cinco regiões do Brasil, atraindo enorme interesse e público no Centro-Oeste brasileiro. Em suas palestras, oficinas de artigos, composições de mesas e inúmeros professores doutores participantes evidenciou-se a forte simbiose entre o Congresso Internacional e a Revista em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas.  

No mesmo sentido dos diversos números anteriores, esta edição é formada por nove artigos inéditos no Brasil, sendo que seis são de Professores estrangeiros e três de Professores brasileiros, todos de Instituições de Ensino Superior diversas do UDF e de fora do Distrito Federal. Essa formação heterogênea, aliás, fomenta uma verdadeira dialética entre o Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF e outros importantes Programas de Pós-Graduação em Direito Stricto Sensu de dentro e de fora do Brasil.

O presente N. 2 do Vol. 3 aborda assuntos relevantes situados dentro do temário que caracteriza o periódico científico e jurídico: "Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo" e "Direitos Humanos Sociais, Meio Ambiente do Trabalho e Seguridade Social".