NOTÍCIAS

REVISTA VOLUME 4 - NÚMERO 1

JANEIRO/ABRIL 2018

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas - periódico científico do Curso de Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), de Brasília -, abre, em 2018, o seu Volume IV, Número 1, relativo ao quadrimestre janeiro-abril de 2018.

Divulgada regularmente em meio digital e com acesso livre (mas com publicação subsequente, em meio impresso, pela importante Editora LTr, de São Paulo), a Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas afirma-se como um periódico de referência no meio jurídico e acadêmico, contemplando estudos de elevada profundidade e temáticas altamente inovadoras nas linhas de pesquisa do Mestrado, assim compostas: "Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo" e "Direitos Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho".

Lançada, originalmente, no primeiro semestre letivo de 2015 (Vol. I, Nº 1), com periodicidade semestral em seus três primeiros anos (dois números por ano), a Revista entra em seu quarto ano sequencial e regular de profícua existência, consagrando diversos importantes aperfeiçoamentos e conquistas.

Registre-se, em primeiro plano, que novos aperfeiçoamentos foram realizados na Equipe Editorial, que passou a contar com os seguintes integrantes: Editor Acadêmico: Dr. Mauricio Godinho Delgado (Professor Titular UDF); Editor Executivo: Dr. Cláudio Jannotti da Rocha (Professor Titular UDF); Coeditor Acadêmico: Ricardo José Macêdo de Britto Pereira (Professor Titular UDF); Coeditora Acadêmica: Dra. Lorena Vasconcelos Porto (Professora Titular UDF); Coeditor Acadêmico: Dr. Gustavo Filipe Barbosa Garcia (Professor Titular UDF); Coeditora Acadêmica: Dra. Renata de Assis Calsing (Professora Titular UDF); Coeditora Acadêmica: Rúbia Zanotelli de Alvarenga (Professora Titular UDF); Coeditor Acadêmico: Dr. Marcelo Borsio (Professor Titular UDF); Coeditor Acadêmico: Dr. Marcus Firmino Santiago (Professor Titular UDF); Mestranda Pesquisadora: Luíza Baleeiro Coelho Souza (UDF); Mestranda Pesquisadora: Carolina Silva Silvino Assunção (UDF)

Desde este Número 1 do Volume 4, correspondente a janeiro-abril de 2018, a Revista se torna quadrimestral, deixando de ser apenas semestral. Porém preservará o mesmo montante de artigos por número (ou seja, nove artigos por número, como praticado desde o Vol. 1, N. 1), com o que totalizará 27 artigos por volume anual - um crescimento significativo em comparação com os três anos precedentes (2015 a 2017), ainda mais considerada a elevadíssima qualidade dos textos científicos divulgados em cada número do periódico científico.

Neste ano de 2018, a Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Mestrado em Direito do UDF passa a contar com relevante suporte da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAP-DF -, incremento diferenciado que, inclusive, permitirá a concretização de uma série de aperfeiçoamentos no periódico científico, entre os quais se destaca o acréscimo de um número por volume anual publicado (três números por ano).

A par disso, neste Número 1 do Volume 4, o periódico sedimenta a implementação - já iniciada no N. 2 do Vol. 3, referente ao segundo semestre de 2017 - de importante e crucial avanço, consistente na implementação do sistema double blind review (revisão/avaliação dupla e cega). O sistema do double blind review é formado por Professores Doutores de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas das cinco regiões do Brasil, que cordialmente avaliaram os artigos 13 que foram enviados para a Revista, sendo que os aprovados encontram-se publicados no presente número. Esclareça-se que cada artigo foi objeto de duas avaliações/revisões, realizadas por Avaliadores distintos.

Inquestionavelmente, a plena sedimentação do sistema double blind review oferta à Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas conquistas e avanços ainda mais elevados, uma vez que atende todos os requisitos estabelecidos pela CAPES para que, em um futuro breve, ingresse em alto patamar de classificação no ranking estabelecido pelos organismos oficiais competentes.

Com isso, sedimenta-se notável espaço acadêmico editado para os campos do Constitucionalismo Social, do Direito do Trabalho, do Direito Processual do Trabalho, dos Direitos Humanos Sociais, do Direito Ambiental do Trabalho e do Direito da Seguridade Social a partir da comunidade acadêmica do UDF e do próprio centro-oeste do Brasil. Se não bastasse, o presente N. 1 do Vol. 4 do periódico científico colhe e firma o notável contato que vem estabelecendo o Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas com a comunidade acadêmica brasileira e do exterior, que foi aprofundado, significativamente, mediante o I Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Direito da Seguridade Social, realizado em novembro de 2017 no UDF, em Brasília.

O presente N. 1 do Vol. 4 do periódico científico preserva a sua já tradicional excelência de qualidade, divulgando nove artigos jurídicos e científicos inéditos no Brasil, sendo que seis são de Professores Doutores estrangeiros, de Universidades de quatro importantes países (Espanha, França, Itália e Portugal), ao passo que três artigos são da lavra de Professores Doutores brasileiros (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Universidade Federal do Pará – UFPA e Universidade da Amazônia – UNAMA; Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ),

Todos os textos, portanto, se originam de Instituições de Ensino Superior diversas do UDF e situadas fora do âmbito do Distrito Federal. Essa formação heterogênea fomenta uma verdadeira dialética entre o Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF e outros importantes Programas de Pós-Graduação em Direito de dentro e de fora do Brasil.

A presente edição traz consigo artigos referentes a temas integrados às duas linhas de pesquisa do Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, acima indicadas, demonstrando uma real simbiose entre o que é analisado e estudado em sala de aula, a par de pesquisado em artigos, livros e Dissertações, com o que é publicado no periódico científico.