MAIO/AGOSTO 2018

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas - periódico científico do Curso de Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), de Brasília - apresenta ao público o seu Número 2 do Volume 4, relativo ao quadrimestre maio-agosto de 2018.
O presente periódico científico, desde o seu primeiro número, é divulgado regularmente em meio digital e com acesso livre, sendo esse compromisso editorial original cumprido de maneira metódica e tempestiva. As edições da revista são, posteriormente, objeto de divulgação em meio impresso, pela prestigiada Editora LTr, de São Paulo.
A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas afirma-se como um periódico de referência no meio jurídico e acadêmico, contemplando estudos de elevada profundidade e temáticas altamente inovadoras nas linhas de pesquisa do Mestrado em Direito do UDF, assim compostas: "Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo" e "Direitos Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho".
Publicada desde o primeiro semestre letivo de 2015 (Vol. 1. N. 1), com periodicidade semestral em seus três primeiros anos (dois números por ano, totalizando, na época, 18 artigos por volume anual), no corrente ano de 2018, desde o N. 1 do Vol. 1, a Revista passou a ser quadrimestral. Publicada de maneira sequencial e regular ao longo de sua profícua existência, sempre busca trazer ao público artigos inéditos de consagrados doutrinadores estrangeiros e brasileiros. Assim, a contar de 2018, passará a totalizar 27 artigos por volume anual, um crescimento significativo em comparação com os três anos precedentes, ainda mais considerada a elevadíssima qualidade dos textos científicos divulgados em cada número do periódico científico.
Entre as grandes conquistas alcançadas, em 2018, pela Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Mestrado em Direito do UDF, destaca-se o relevante fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF.
Esse incremento diferenciado tem permitido a concretização, já no corrente ano, de uma série de aperfeiçoamentos no periódico científico, entre os quais se inclui o acréscimo de um número por volume anual publicado (três números por ano), a par da estruturação e aperfeiçoamento de um site próprio e específico. Tais notáveis avanços foram alcançados mediante êxito no Edital nº 09/2017 da FAPDF – Seleção Pública de Propostas para Apoio Financeiro à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos.
A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, desde o seu Vol. 3, N. 2 (desde dois números atrás, portanto), faz uso do sistema double blind review (revisão/avaliação dupla e cega). O sistema é formado por Professores Doutores de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas das cinco regiões do Brasil que, cordialmente, avaliam os artigos que são enviados para divulgação neste periódico científico. Relativamente a este N. 2 do Vol. 4 (o terceiro número inserido dentro do sistema), os artigos aprovados pelos Avaliadores do double blind review system encontram-se no bojo da presente edição da revista. Esclareça-se que cada artigo foi objeto de duas avaliações/revisões, concretizadas por Avaliadores distintos.
O presente N. 2 do Vol. 4 do periódico científico (maio-agosto 2018) preserva a sua já tradicional excelência de qualidade, divulgando nove artigos jurídicos e científicos inéditos no Brasil, sendo seis de Professores Doutores estrangeiros, de Universidades de importantes países latino-americanos e europeus (Alemanha, Estados Unidos; Colômbia, Grã-Bretanha; Itália). Três artigos são de Professores Doutores do Brasil, também de importantes Instituições Universitárias do País. Com isso, a Revista demonstra e consolida o seu processo de internacionalização e, ao mesmo tempo, uma relação constante e próxima com importantes Instituições Universitárias brasileiras.
Todos os textos, portanto, se originam de Instituições de Ensino Superior diversas do UDF e situadas fora do âmbito do Distrito Federal. Essa formação heterogênea fomenta uma verdadeira dialética entre o Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF e outros importantes Programas de Pós-Graduação em Direito de dentro e de fora do Brasil.
Os artigos publicados, naturalmente, também se integram à linha editorial da revista, harmônica às duas linhas de pesquisa do Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, acima indicadas. Nesse quadro, a revista também demonstra uma real harmonia entre o que é analisado e estudado em sala de aula, a par de pesquisado em artigos, livros e Dissertações, com o que é divulgado no periódico científico.