SETEMBRO/DEZEMBRO 2018

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas - periódico científico do Curso de Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), de Brasília - apresenta ao público a sua última edição de 2018, correspondente ao Número 3 do Volume 4, relativo ao quadrimestre setembro/dezembro.

O presente periódico científico, desde o seu primeiro número, é divulgado regularmente em meio digital e com acesso livre, sendo esse compromisso editorial original cumprido de maneira firmemente metódica e tempestiva. As edições da revista, depois de divulgadas em meio digital, são, posteriormente, objeto de divulgação também em meio impresso, pela Editora LTr, de São Paulo.

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas a cada volume consolida-se como um periódico de referência no meio jurídico e acadêmico nacional e internacional, contemplando estudos de elevada profundidade e temáticas altamente inovadoras nas linhas de pesquisa do Mestrado em Direito do UDF, assim compostas: "Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo" e "Direitos Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho".

Publicada desde o primeiro semestre letivo de 2015 (Vol. 1, N. 1), com periodicidade semestral em seus três primeiros anos (dois números por volume anual), neste ano de 2018, a contar do Número 1 do Volume 4 (janeiro-abril de 2018), a Revista se tornou quadrimestral. Preservou, entretanto, o mesmo montante de artigos por número (ou seja, nove artigos, como praticado desde o Vol. I, N. 1). Com isso, o periódico científico e jurídico totaliza 27 artigos por volume anual, um crescimento significativo em comparação com os três anos precedentes, ainda mais tomando em conta a elevadíssima qualidade dos textos científicos divulgados em cada número do periódico científico.

Entre as grandes conquistas alcançadas pela Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Mestrado em Direito do UDF, neste ano, consiste no relevante fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF -, incremento diferenciado que, inclusive, tem permitido a concretização, já em 2018, de uma série de aperfeiçoamentos no periódico científico. Entre estes, incluem-se o acréscimo de um número por volume anual publicado (três números por ano) e a estruturação e aperfeiçoamento de um sítio eletrônico próprio. Tais avanços foram alcançados mediante êxito no Edital nº 09/2017 da FAPDF – Seleção Pública de Propostas para Apoio Financeiro à Editoração e Publicação de Periódicos Científicos.

Segue esta revista científica e jurídica, desde o segundo semestre de 2017 (Vol. 3, N. 2) - portanto, já por quatro números -, o sistema double blind review (revisão/avaliação dupla e cega). Tal sistema é formado por Professores Doutores de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas das cinco regiões do Brasil, os quais cordialmente avaliaram os artigos que foram enviados para a Revista. Os textos aprovados encontram-se no bojo deste N. 2 do Vol. 3, sendo que cada artigo foi objeto de duas avaliações/revisões, realizadas por Avaliadores distintos.

Todos esses diversos e importantes avanços e aperfeiçoamentos certamente deverão permitir à Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas alcançar patamares de avaliação mais elevados, uma vez que o periódico atende todos os requisitos estabelecidos pela CAPES e pelo CNPq para atingir tal objetivo.

Este periódico científico e jurídico, além de contribuir para o aprofundamento da pesquisa e da divulgação do conhecimento científico na região em que se insere - o centro-oeste do Brasil -, também colhe e firma o notável contato que vem estabelecendo o Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas com a comunidade acadêmica brasileira e estrangeira. Tal contato foi aprofundado, significativamente, mediante o Congresso Internacional de Direito do Trabalho e Direito da Seguridade Social, realizado em novembro de 2017 no UDF, em Brasília, bem como pelo Seminário Internacional: O Direito do Trabalho e seus Desafios Contemporâneos, realizado em 01 de novembro de 2018, também no UDF, em Brasília.

Por meio desse contato e relacionamento acadêmico com diversos e seletos Professores Doutores, o Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do Centro Universitário do Distrito Federal vem se consolidando como um dos principais centros de pesquisa, reflexão e produção acadêmica no segmento dos direitos sociais trabalhistas e previdenciários característicos do Constitucionalismo Humanista e Social inaugurado na Europa logo em seguida à Segunda Grande Guerra e, no Brasil, com a Constituição da República de 1988.

O presente N. 3 do Vol. 4 do periódico científico preserva a sua já tradicional excelência de qualidade, divulgando nove artigos jurídicos e científicos inéditos no Brasil, sendo seis de Professores de Instituições Universitárias estrangeiras e três de Professores Doutores brasileiros. Com isso, a Revista demonstra e consolida o seu processo de internacionalização e, ao mesmo tempo, solidifica uma relação constante e próxima com importantes Instituições Universitárias brasileiras.

A consolidação da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas é também fruto das atividades e esforços dos docentes do Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF, que habitualmente estão participando de diversos Congressos, Seminários, Simpósios, Colóquios realizados no Brasil e no exterior, bem como lançando livros, artigos em obras coletivas ou em revistas acadêmicas.

Em síntese, os artigos que integram este N. 3 do Vol. 4 da Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, abrangendo o terceiro quadrimestre de 2018 (setembro-dezembro), conectam-se estruturalmente à linha editorial do periódico científico jurídico e aos estudos e pesquisas realizados no interior do Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas do UDF.