JULHO/DEZEMBRO 2016

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas – periódico científico do Curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e de seu Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas -, chega à sua quarta edição, que contempla o segundo semestre de 2016 (julho-dezembro), contando, mais uma vez, com nove artigos jurídicos e científicos elaborados por professores brasileiros e estrangeiros.

Publicada regularmente desde o primeiro semestre letivo de 2015 (Vol. 1, N. 1) e mantendo sua periodicidade semestral, a Revista divulga neste instante o N. 2 de seu Vol. 2, com o que alcança a marca de quase 40 artigos publicados no total, sendo mais da metade textos de autoria de professores e pesquisadores destacados, com atuação em renomadas Universidades europeias e Latino Americanas.

Divulgada em meio digital e com acesso livre, a Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas apresenta-se como um periódico de referência no meio jurídico, contemplando estudos de elevada profundidade e temáticas altamente inovadoras nas áreas do “Constitucionalismo, Direito do Trabalho e Processo” e “Direitos Humanos Sociais, Seguridade Social e Meio Ambiente do Trabalho”.

A Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas representa importante passo para o incremento e a disseminação da pesquisa acadêmica de elevada qualidade que já vem sendo realizada no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF -, agora especialmente incrementada pela presença do Mestrado em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, a que passou a se vincular diretamente esse periódico científico desde o primeiro semestre de 2016, quando se inaugurou o referido Mestrado.

Dessa maneira, a revista contribui de maneira decisiva para a inserção nacional e internacional da Instituição como um espaço privilegiado de debates e divulgação dos temas mais relevantes e atuais no pensamento jurídico nacional e estrangeiro, o que reforça e consolida o compromisso social do UDF.

Assim como nos números precedentes, também há nesta edição estudos de autores brasileiros e estrangeiros, que trazem densas reflexões acerca de temas atuais e particularmente complexos que afetam as relações sociais e trabalhistas.

Esclareça-se, a propósito, que os estudos integrantes do periódico científico e jurídico devem ser liderados por Professores Doutores do Brasil ou por Professores de renomadas Instituições Universitárias estrangeiras, a par de serem inéditos no âmbito brasileiro. Nesse quadro, registre-se que, entre os nove artigos ora publicados, seis foram elaborados por autores de universidades estrangeiras.

Os artigos que compõem este segundo número do segundo volume da Revista (Vol. 2, N. 2), abrangendo o semestre de julho a dezembro de 2016, exprimem de maneira clara e consistente a linha editorial desta Revista Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, com sua preocupação com o estado atual das relações sociais e trabalhistas e a necessidade de ampliar e aprofundar os debates sobre seus problemas, insuficiências e potencialidades.